• A gestão que faz a diferença


NR 15 - anexo 9 - INSALUBRIDADE POR FRIO


Exames complementares tudo em sede propria



NR 15 - anexo 9 - INSALUBRIDADE POR FRIO

O corpo humano precisa manter sua temperatura e para isso possui mecanismos que cuidam do seu equilíbrio térmico. Quando o corpo produz muito calor ou o ambiente está muito quente, ele produz reações para resfriar sua temperatura. Quando o ambiente está muito frio, ele produz reações para reter o calor do organismo.
Se a pessoa for submetida a essa situação constantemente, haverá um desgaste do organismo para manter esse equilíbrio térmico acarretando problemas de saúde.

A NR 15 tem por objetvo verificar se a temperatura do ambiente de trabalho é prejudicial a saúde e através do anexo 9, quais medidas podem ser tomadas para amenizar frio excessivo e se for o caso, determina o grau de insalubridade de sua atividade.

O que o excesso de frio pode causar?

Quando o corpo é exposto ao excesso de frio e o mesmo não consegue manter a temperatura do organismo, pode ocorrer uma série de reações:

- HIPOTERMIA:Algumas reações químicas e processos biológicos doo nosso corpo só ocorrem em uma determinada faixa de temperatura. Por isso que ao ser exposto ao excesso de frio, se o corpo não conseguir gerar calor suficiente para se proteger e manter sua temperatura, o organismo entra em colapso, havendo inclusive o risco de morte.

- ULCERAÇÕES:a exposição a temperatura abaixo do ponto de congelamento provoca lesões na pele, a qual apresenta manchas brancas ou amarelo acinzentado, surgimento de dor e formação de bolhas.

- FROSTBITE: a exposição a temperaturas abaixo de -2ºC provoca lesões principalmente nas extremidades do corpo devido a intensa vasoconstrição periférica e a deposição de microcristais nos tecidos.

- ENREGELAMENTO de membros: quando a temperatura do tecido cai abaixo de 0ºC devido a exposição ao frio intenso ou ao contato com objetos extremamente frios, pode ocorrer uma lesão nos vasos sanguíneos, interrompendo a circulação no tecido afetado. Se o enregelamento for leve ocorre uma infecção na pele, mas se for grave pode gangrenar o tecido.
 
COMO AMENIZAR OS RISCOS?
- Disponibilizando EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual) adequados para cada situação,
- Seguindo as orientações quanto ao tempo de exposição e tempo de descanso, e
- Adotando medidas no ambiente de trabalho para amenizar a temperatura.

Saiba mais entrando em contato conosco!
A ALPHAMED analisa cada situação para encontrar as melhores soluções!