• A gestão que faz a diferença


NR 15 e NR 21 - Excesso de calor exige cuidados


Exames complementares tudo em sede propria



NR 15 e NR 21 - Excesso de calor exige cuidados

O corpo humano precisa manter sua temperatura e para isso possui mecanismos que cuidam do seu equilíbrio térmico. Quando o corpo produz muito calor ou o ambiente está muito quente, ele produz reações para resfriar sua temperatura. Quando o ambiente está muito frio, ele produz reações para reter o calor do organismo.
Se a pessoa for submetida a essa situação constantemente, haverá um desgaste do organismo para manter esse equilíbrio térmico acarretando problemas de saúde e aumentando os riscos de acidentes.

A NR 21 - TRABALHO A CÉU ABERTO estabelece medidas que visam proteger os trabalhadores de intempéries, insolação, calor, etc.

A NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES, através do anexo 3 (calor), estabelece o limite de tolerância ao calor e medidas que podem amenizar o problema.

O que o excesso de calor pode causar?

Queda da pressão sanguínea - pode causar desmaios;
Insolação - excesso de sol - causa náuseas, dor de cabeça, confusão mental e pulso cardíaco forte e irregular;
Queimaduras: pelo contato com objetos quentes e pela exposição ao calor excessivo produzido por fornos, vapores, etc. e pela exposição excessiva ao sol;
Desidratação - provoca esgotamento muscular e vascular;
Irritabilidade e fraqueza - o estresse causado pelo esforço contínuo em resfriar o organismo pode causar desequilíbrio emocional e desgaste físico;
Incapacidade de concentração - como a oxigenação fica debilitada, o cérebro é afetado;
Hipertermia - o aumento da temperatura do corpo pode causar uma síncope e até morte.
Choque térmico: Se o contato com uma temperatura alta for de forma repentina, o corpo pode sofrer um choque térmico, entrando em colapso.

Em ambientes que além do calor também há excesso de umidade, a sensação de abafamento é maior, impedindo que corpo gere sudorese para aliviar a temperatura aumentando os riscos a saúde.

COMO AMENIZAR OS RISCOS?
Disponibilizando EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual)  adequados para cada situação, seguindo as orientações quanto ao tempo de exposição e tempo de descanso e adotando medidas no ambiente de trabalho para amenizar a temperatura.
Quando há  excesso de calor, por exemplo, algumas mudanças para aumentar a ventilação do ambiente e/ou a instalação de exaustores, pode amenizar a temperatura a ponto da atividade deixar de ser considerada insalubre.

Para sabem mais sobre esse assunto, entre em contato conosco! A ALPHAMED analisa cada situação para encontrar as melhores soluções!